Urano
26/08/2010
1 indica o núcleo rochoso; 2 o manto gelado e 3 a atmosfera.
Em 1781 o famoso astrônomo britânico William Herschel descobriu o planeta Jorge. Jorge?! Que planeta é esse? É que Herschel havia dedicado sua descoberta ao então soberano da Inglaterra, o rei Jorge III. É claro que, por motivos políticos, muitos países protestaram contra essa decisão. Mesmo assim, durante muito tempo chamou-se o novo astro de Georgium Sidus ou, simplesmente, a "Estrela de Jorge".
Quase setenta anos mais tarde, por volta de 1850, a comunidade científica finalmente aceitou o óbvio: o sétimo planeta – depois de Júpiter e de Saturno – seria chamado Urano. Assim, o Sistema Solar refletiria a ordem cronológica sugerida pela mitologia greco-romana. Pois Urano, a personificação dos céus, é pai de Saturno e avô de Júpiter.
Composição e atmosfera
É BASTANTE PROVÁVEL QUE O NÚCLEO de Urano consista num amálgama de silício, ferro e outros elementos pesados, mas com propriedades físicas diferentes das rochas comuns.
Acima do núcleo, um manto gelado de água, metano e amoníaco, sobre o qual se estende a camada mais externa, uma atmosfera rarefeita composta de gás hidrogênio e metano, muito provavelmente acompanhados de hélio, com temperaturas entre -150°C e -200°C.
0 comentários:
Postar um comentário