Twitter Facebook Orkut Rss

Como surgiu a Lua?

10/02/2011


Existe uma teoria que hoje é bem aceita pela maioria da comunidade ciêntifica : O big splash(também chamada "The Giant Impact". Que é como ela foi inicialmente denominada).
O Big splash diz que a formação da lua deu-se atravé do impacto de um planeta hoje desaparecido - chamado Theia - com a terra. Ela foi proposta 1975 por dois pesquisadores do instituto de ciências planetárias de Tucson e do Instituto Harvard-Smithsonian de Astrofísica - William K. Hartmann e Donald R. Davis .


Lua
A lua é o único satélite natural da Terra e tem várias características em comum e contrárias ao nosso planeta, postas em evidência depois da investigação das amostras recolhidas pelas missões Apollo. Por um lado, a composição dos isótopos estáveis das rochas lunares de oxigénio é idêntica à assinatura característica da Terra e bastante diferentes de outros objetos siderais. Isto sugere que a Lua, ou o seu percursor, tenha tido origem na mesma distância do Sol que a Terra.

Big Splash – a formação da Lua
Enquanto Theia se encontrava presa nesta órbita cíclica, a Terra teve tempo para se diferenciar na estrutura de núcleo e manto que atualmente exibe. A crosta era apenas incipiente, visto que a superfície estava ainda quente demais para permitir a formação de massas continentais. Theia também deve ter desenvolvido alguma estratificação durante a
sua estadia.

0 comentários:

Postar um comentário