Por que a Lua não tem um nome exclusivo?
10/02/2011
O sistema solar é povoado por mais de 150 luas, mas apenas uma delas é satélite natural da Terra. E se você acha que ela é um astro desprezado por não ter um nome próprio, pode ficar tranqüilo, porque o que ocorre é bem diferente.
Na verdade, as luas de outros planetas recebem essa denominação justamente por causa da "nossa" Lua. Segundo Basílio Xavier Santiago, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, "Lua vem de Luna, que é o nome romano para a deusa grega Selene. O fato de nos referirmos aos outros satélites como "luas" apenas mostra que tomamos o nosso satélite natural, a Lua, como representante natural dessa categoria de objetos".
Assim, continua o professor Basílio, "a Lua segue o padrão dos principais objetos do sistema solar, que têm nomes de divindades mitológicas greco-romanas. Os demais satélites naturais, que orbitam em torno de outros planetas, têm nomes mitológicos ou tirados da literatura clássica universal". Entre as luas de Júpiter, por exemplo, está Ganímedes, a maior de todo o Sistema Solar. Na mitologia grega, Ganímedes era um príncipe de Tróia, por quem Zeus se apaixonou.
A Lua é o único satélite natural da Terra, enquanto outros planetas são cercados por diversos desses astros. Júpiter, por exemplo, possui 62 luas, enquanto Saturno tem 48 e Netuno conta com 38. A Lua que vemos daqui não é a maior do sistema solar, mas é a maior em relação ao seu planeta, tendo cerca de um quarto do tamanho da Terra.
0 comentários:
Postar um comentário