Twitter Facebook Orkut Rss

Asteróides perigosos

26/08/2010


Uma estatística baseada nos dados disponíveis indica que 10 mil toneladas de matéria penetram em nossa atmosfera a cada ano, com velocidades entre 11 e 70 km/s. Os principais geradores dos meteoritos estão os cometas, embora sejam os asteróides os candidatos preferidos pelos pesquisadores.

Sua composição heterogênea teria melhores condições de explicar a origem da diversidade na composição das várias classes de meteoritos. Além disso, nem todos os asteróides permanecem na conhecida faixa entre Marte e Júpiter. Colisões recíprocas e órbitas instáveis podem levá-los para longe dali.

São denominados asteróides potencialmente perigosos (ou Potentially Hazardous Asteroids - PHAs) as rochas maiores que 100 m, aproximadamente, e que se aproximam do nosso planeta menos que 0,05 UA (1 UA 150 milhões de km).

Até o momento são conhecidos 1144 PHAs

Nenhum PHA conhecido está em curso de curso de colisão com o nosso planeta. Isso inclui os rumores de colisões de asteróides em 2019 e similares. Por outro lado, estatisticamente não é tolice pensar que um impacto é pura questão de tempo.

0 comentários:

Postar um comentário